terça-feira, 21 de abril de 2009

Glossário de energias renováveis


Aerogerador - Sistema de produção de energia eléctrica com pás, que tem como fonte, a força do vento.


Aquecimento global - Termo utilizado para descrever o aumento da temperatura média da atmosfera da Terra e dos oceanos, que tem sido observada nas últimas décadas.


Biocombustível - Combustível que deriva da biomassa. É uma fonte de energia renovável. Desperdícios vindo da actividade industrial, agricultura e floresta e resíduos domésticos podem ser utilizados para produzir este tipo de energia.


Biodiesel - Biocombustivel líquido com origem em culturas energéticas como o girassol ou a colza.


Biogás - Gás combustível produzido a partir de biomassa e / ou da fracção biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como biocombustível. O principal componente é o metano (CH4).


Biomassa - Matéria orgânica de origem animal ou vegetal que directamente ou por transformação natural ou artificial pode ser utilizada como fonte de energia. Exemplos: resíduos florestais, efluentes pecuários, resíduos agro-industriais, culturas energéticas, etc.


Camada de Ozono - Camada atmosférica que se situa entre os 20 e os 50 km acima da superfície da terrestre e que actua como um filtro, protegendo os organismos vivos dos raios solares ultravioletas.


Combustíveis fósseis - Fontes de energia não renováveis com origem em plantas e animais fossilizados e que se esgotam à medida que são utilizadas. Exemplos: carvão, petróleo, gás natural.


Efeito de estufa - Efeito pelo qual a radiação infravermelha ambiente é retida num espaço fechado. Uma cobertura de vidro ou de um outro material, transparente à radiação solar incidente, absorve a radiação infravermelha interna de maior comprimento de onda. No vazio metade da energia absorvida é reemitida para o espaço fechado.


Energia eólica - Energia renovável que utiliza a força do vento para a produção de energia eléctrica.


Energia geotérmica - Energia disponível em forma de calor emitido do interior da crosta terrestre.


Energia hídrica - Energia que se obtém a partir do movimento da água.


Energia das marés - Aproveitamento energético do movimento das marés, resultantes da combinação de forças gravitacionais do sol e da lua e do movimento de rotação da terra, para a produção de energia eléctrica.


Energias renováveis - Fontes de energia inesgotáveis à escala humana cuja exploração não leva a libertação de resíduos poluentes para a atmosfera. Exemplos: energia eólica, solar, hídrica, etc.


Energia solar passiva - Aproveitamento da energia solar sem que exista a utilização directa de equipamentos de conversão. Um bom exemplo, é o aproveitamento da radiação solar para o aquecimento de edifícios através da sua correcta localização e orientação.


Gases com Efeito de Estufa (GEE) - São os principais responsáveis pelo chamado efeito estufa. Entre os vários gases que constituem os GEE, podemos encontrar o dióxido de carbono (CO2), o óxido nitroso (N20) e o metano (CH4), entre outros.


Protocolo de Quioto - Protocolo internacional que estabelece compromissos para a redução da emissão de Gases com Efeito de Estufa, considerados como a causa do aquecimento global. O Protocolo de Quioto prevê metas de redução de emissões de GEE para os países desenvolvidos, de 5% até 2012, em relação a 1990.


Recursos Renováveis - Recurso que se reciclam rapidamente ou têm o poder de se propagar ou ser propagados. Podem ser utilizados de forma permanente sem se esgotarem (o sol, o vento, a água), se a taxa de utilização não superar a de renovação (a floresta, o calor da Terra).


Ultravioleta (UV) - Radiação electromagnética no comprimento de onda 4 a 400 nanometros.


Sem comentários:

Enviar um comentário